em 12/04/2021
Faça a reserva do mergulho em Maracajaú agora mesmo

Tudo o que você precisa saber antes de mergulhar pela primeira vez

em 12/04/2021

Tudo o que você precisa saber antes de mergulhar pela primeira vez

A prática do mergulho é algo comum tanto para quem acabou de chegar ao litoral e deseja fazer imersão nas águas como para quem ainda nunca experimentou essa vivência.

 Entender sobre os tipos de mergulho e os cuidados que ambos precisam ter na hora de cair em água é fundamental para quem pretende sentir de perto o contato com os animais marinhos e passar tempo embaixo d’água.

A seguir, separamos os tipos de mergulhos mais comuns e todos os cuidados que são preciso para a prática deles

 

Quais os tipos de mergulhos?

Os dois tipos mais comuns são o mergulho com o clássico snorkel e o mergulho com o cilindro de oxigênio

 

Mergulho com snorkel

Esse tipo de imersão é mais indicado para as pessoas que nunca tiveram um contato com as águas para esse fim. O snorkel permite aos usuários um mergulho mais superficial, o que não impede o encontro com os bichinhos.

Para quem ainda não conhece, o snorkel é um aparelho usado na face do mergulhador, permitindo que ele consiga enxergar dentro d’água e ao mesmo tempo ter uma respiração adequada para conseguir visualizar com mais tranquilidade, sem necessidade de ficar saindo da água.

Mergulho com cilindro

Existe também o mergulho com o cilindro de oxigênio, muito conhecido como batismo. Esse tipo deixa o usuário mais livre, quando ele pode fazer um mergulho mais profundo por ter suporte do cilindro.

Mergulhar com cilindro é geralmente indicado para quem já tem um mínimo de experiência dentro da água ou saber fazer uso corretamente do equipamento. Através do uso dele, o mergulhador consegue atingir uma profundidade de até 4 metros e fazer sua imersão render  cerca de 25 a 30 minutos.

 

Agora que conhecemos um pouco mais sobre cada um desses tipos de mergulhos, vamos elencar 5 cuidados necessários para que esse momento seja aproveitado da melhor forma possível.

 

Hidrate-se

É indicado que durante e depois dos mergulhos o indivíduo permaneça hidratado, isso ajudará o corpo a se manter em equilíbrio e evitar desgastes. Além disso, é recomendado o não consumo de álcool e exercícios que demandem muito esforço físico de quem pretende fazer imersão nas águas

 

Uso dos equipamentos

O uso dos equipamentos é algo que deve ser levado em consideração dentro dos cuidados necessários para um bom mergulho. É importante verificar junto ao técnico responsável sobre o funcionamento dos cilindros, caso esteja usando, para que a inserção seja feita conforme esperado.

 

Limitação do corpo

Quando se está fazendo mergulhos é muito comum o usuário sentir vontade de fazer movimentos diversos, devido ao prazer que o mergulho proporciona para quem gosta desse tipo de atividade. No entanto, é recomendado que se evite subidas e descidas bruscas dentro da água, que podem interferir na respiração de quem está emergindo.

 

Tábua de maré

Antes de fazer um mergulho, é muito importante que você busque saber como estará a maré no dia em que pretende ir. As condições climáticas influenciam na qualidade e segurança dos mergulhos. Além disso, em casos da maré subir rapidamente, o ideal é ficar sempre próximo ao grupo de equipe responsável por supervisionar a atividade.

 

Check-up médico

Antes de fazer mergulhos é importante o usuário saber se possui alguma deficiência física ou limitação dentro d’água, para evitar qualquer tipo de problema ao iniciar a prática. Por isso, a busca por um médico é o recomendado.

Estar apto para imergir nas águas significa estar com a capacidade aeróbica em dia, sem dificuldades; ter a saúde cardiovascular também, assim como força suficiente para poder com o peso de um cilindro, caso seja esse tipo de mergulho o escolhido.

De um modo geral, os mergulhos são uma ótima forma de lazer e contato com a natureza, seguindo as recomendações, não existem motivos para apreensão. Com relação a idade para iniciar essas práticas, pode ser feita a partir dos 10 anos.