em 28/05/2021
Faça a reserva do mergulho em Maracajaú agora mesmo

Mergulhando com Snorkel

em 28/05/2021

Mergulhando com Snorkel

O mergulho com snorkel vem do termo snorkeling, que significa mergulhar livremente, e é por isso que ela é muito praticada, por proporcionar liberdade na hora do seu mergulho, tornando seu lazer mais divertido e autônomo.

Nesse tipo de mergulho, o nadador ou o principiante usa alguns determinados equipamentos que são fundamentais para a prática, são eles: máscara, nadadeiras e o próprio snorkel, que nada mais é do que aquele tudo que é aplicado na nossa face para que possamos visualizar melhor dentro d’água e respirar com facilidade.

Já que falamos sobre os equipamentos necessários, vamos abordar como deve ser feito o uso de cada um deles, facilitando quando você tiver o primeiro contato direto com eles.

O uso da máscara, por exemplo, é fundamental para impedir que você tenha contato direto com a água nos olhos e o nariz, evitando que incômodos aconteçam e prejudiquem a imersão. Dessa forma, a máscara precisa ficar fixa no rosto, de modo que o usuário se sinta confortável.

O uso do snorkel deve ser feito com ele preso na máscara e é importante o usuário ficar ciente que após a imersão na água, o tubo irá se preencher, necessitando que o mergulhador assopre para que a água saia do recipiente.

Caso seja a primeira vez do usuário é ideal que seja treinado antes a retirada da água, para que nenhum evento desconfortante venha a ocorrer, como problemas para evacuar a água e continuar respirando sem problemas maiores.

 

Praticando o snorkeling por aí

A prática do snorkel pode ser realizada em diversos lugares. Alguns exemplos comuns são os rios, lagos, piscinas e o mais clássico de encontrar que são dentro do mar. Esse último é o mais praticado justamente pelo objetivo do uso do snorkel, que é visualizar a vida marinha e afins.

O snorkel vem justamente para dar suporte e permitir que essa atividade de encontro à natureza seja realizada com sucesso. Além disso, o uso dele permite que a duração dentro d’água seja de acordo com a necessidade de quem mergulha.

Falando de Brasil e especificamente do nordeste, vemos um quadro grande de aberturas para a prática desse esporte aquático, visto que a costa do litoral do nordeste possui todos os requisitos e diferenciais para o mergulho com snorkel.

Alguns exemplos de Estados são Alagoas, Pernambuco, João Pessoa e Natal, cidades que entregam belas lagoas e mares ideais para que o nadador possa usufruir de um excelente mergulho munido do snorkel.

 

Tomando as devidas precauções

Assim como em todo lazer é preciso tomar as devidas precauções e segurança, com o snorkeling não é diferente. Todo cuidado é preciso para que a experiência seja tranquila e responsável. Separamos 4 dicas que devem fazer parte da rotina de quem for praticar o esporte.

1 – É importante que sempre que o mergulhador estiver dentro d’água, ficar atento se o barco, jet skis e lanchas estão por perto, e assim evitar batidas, visto que esses transportes ficam em constante movimento dentro d’água e podem passar despercebidos. O ideal é ficar distante deles e de suas entradas.

2 – Outro ponto importante é a hidratação e proteção solar. Estar hidratado evita que sua boca resseque dentro da máscara e afins; assim como o uso do protetor faz com que você possa permanecer sem preocupações dentro e fora d’água.

3 – Evite o contato com coisas dentro da água, a não ser que você tenha conhecimento e propriedade do que se trata. É um risco para o mergulhador que, por curiosidade, às vezes quer se aproximar e tocar em pedras e consistências marinhas. Além disso, os ferimentos podem acontecer.

4 – Fique atento a correnteza do local. É comum durante o nado o mergulhador não perceber que a costa está em processo de aumento de nível. Por isso, os agendamentos feitos com antecedência são fundamentais, pois o usuário poderá saber em quais datas os mergulhos estão disponíveis, com base na Tábua de Maré, por exemplo.

A prática do snorkel é muito chamativa e você pode se aventurar bastante nesse esporte. Agora que tem um conhecimento sobre a prática, só resta aproveitar cada momento dentro d’água!