em 24/02/2021
Faça a reserva do mergulho em Maracajaú agora mesmo

5 pratos típicos para você se deliciar em Maracajaú

em 24/02/2021

5 pratos típicos para você se deliciar em Maracajaú

Ao desembarcar no nordeste, você precisa procurar a mesa mais próxima e provar as delícias que a região tem para oferecer. São diversas opções de pratos típicos que agradam até o mais rigoroso paladar.

Para te ajudar, separamos 5 sugestões de preparos que certamente você precisa experimentar ao vir apreciar a culinária praiana nordestina.

 

#1 Camarão à moda do chefe

Sabor de diversas formas

Todos nós sabemos que o camarão é um prato típico e muito solicitado para quem visita restaurantes à beira-mar. Independente da bebida, esse prato traz sempre um tempero a mais para o paladar de quem prova.

O camarão à moda do chefe vem formado por ingredientes fundamentais para deixar a experiência gastronômica ainda mais agradável. Dentre os itens encontram-se o camarão puxado na manteiga da terra, batatas cozidas, tomate sem pele, queijo coalho e folhas de manjericão. Um misto de sabores. E sem esquecer do detalhe principal: o carro chefe do prato é refogado no vinho branco, também.

É dar água na boca, não é mesmo? A experiência fica ainda melhor quando compartilhada com amigos ou familiares.

 

#2 Caranguejada

Tempero, especiarias e temperatura

Outro prato bastante conhecido no Nordeste é a caranguejada. O seu preparo se dá com cerca de 5 unidades de caranguejos, junto com o molho de pimenta e alguns limões, tornando o tempero mais firme e concentrado.

Esse tipo de elaboração culinária quase sempre é acompanhada do arroz branco. Um outro modo de servir o preparo é acrescentar o pirão, tradicionalmente feito com o próprio caldo do caranguejo.

Um dos momentos importantes do preparo da caranguejada é o seu molho, fazendo toda a diferença no sabor final do prato. Nele, vão alguns ingredientes como cebola, tomate, pimentão, cheiro-verde, alho, entre outros itens que serão fundamentais na preparação deste prato tão característico da região.

 

#3 Peixe frito

Aroma, consistência e crocância 

Nossa terceira indicação é um prato saboroso, que você pode até ter provado, mas a experiência se torna especial quando apreciado de frente para o mar. 

Se você costuma viajar para o litoral do nordeste, já deve ter percebido que este prato é famoso. O peixe, independente do seu preparo, é um ítem muito presente nos restaurantes.

O peixe frito é consumido por vezes com pirão e arroz, ou com um feijão verde e vinagrete. Independentemente da escolha, ambos são opções de se tirar o chapéu. Outro complemento que pode fazer toda diferença é a salada verde.

 

#4 Caldeirada Mista

Variedade de texturas e aromas

Com um nome talvez pouco conhecido, esse prato é bastante solicitado nas mesas de restaurantes que o dispõe para pedido.Com sabor firme e chamativo, a Caldeirada é uma experiência indicada para gastronomia de quem vier percorrer o litoral potiguar e chegar à Maracajaú.

São diversos os ingredientes que vêm para agregar ao sabor final da caldeirada mista. Há presença do peixe tradicional da região, camarão, lagosta e polvo que, aliado ao bom azeite de dendê, leite de coco e verduras, fazem desse pedido irresistível.

Quando falamos desse prato, não podemos esquecer dos acompanhamentos que entram para complementar o sabor e textura dessas proteínas, que são o arroz branco soltinho e um pirão, ambos tradicionais da cultura nordestina.

 

#5 – Caldo de Camarão

Sabor e cremosidade

Quando o assunto é sabor nordestino é impossível não lembrar dos frutos do mar, em especial do camarão. E se é para falar dele, trazer o caldo dessa iguaria é essencial, afinal de contas ele é encontrado com facilidade nas mesas dos restaurantes pelo litoral potiguar.

Algo característico deste tipo de prato é que ele também serve para a preparação de outras receitas, como é o caso da moqueca.

No caldo de camarão é levado algumas unidades do crustáceo, que será temperado com azeite, alho e ervas de sua preferência.

Após isso, é acrescentado água, cebola, temperos e cenoura. Eles ficam cozinhando por cerca de 20min até pegar a consistência. Para deixar ainda mais saboroso, basta permitir que o caldo cozinhe até uma consistência mais cremosa.

 

A culinária do nordeste é muito rica em sabor. Viajar por aí e aproveitar cada detalhe sentido nos pratos é uma pedida inigualável para quem gosta de aproveitar momentos com os amigos e familiares.

 

Banner cardápio Portal de Maracajau